Saturday, May 17

Quais os melhores e piores adoçantes


Penso que seja já senso comum que o açúcar refinado é prejudicial à nossa saúde. Muitos médicos defendem que o açúcar deveria ser regulado como o álcool e o tabaco (concordo plenamente). Nos últimos tempos a variedade de alternativas ao açúcar é tanta que se torna difícil escolher.
É importante referir que existe adoçantes naturais e artificiais. Os naturais são extraídos de plantas e normalmente têm menos calorias. Por outro lado, os adoçantes artificias são produzidos através de processos industrias e devemos fugir deles a sete pés.


Quais os melhores adoçantes

1. Stevia
A stevia é sem dúvida um dos melhores adoçantes naturais. É extraída de uma planta da família do girassol e é muito baixa em calorias. São extraídas as moléculas que praticamente não fazem subir o açúcar no sangue, pois a absorção é quase nula. É muito mais doce que o açúcar vulgar.
Até aos dias que correm os estudos provam ser inofensiva

Benefícios da stevia

- Para quem tem a tensão arterial alta, a stevia consegue baixar entre 6 a 14%.
- Baixa o nível de açúcar no sangue.
- Ajuda a reduzir o colesterol
- Reduz a obstrução das artérias
- Possui zero hidratos de carbono e zero calorias

2. Xilitol e sorbitol

São menos doces que o açúcar normal e possuem menos calorias. Normalmente é fácil de reconhecer através do sufixo - ol (xilitol, maltitol, sorbitol). É feito através da fermentação do açúcar de cana. Um dos grandes benefícios deste tipo de adoçante é a capacidade de diminuir as caries dentarias.

3. Mel orgânico
É importante que o mel seja orgânico e o mais natural possível, assim não só estamos a adoçar como a receber bastantes benefícios, como por exemplo enzimas,  antioxidantes, vitaminas e minerais. Possui também capacidade anti-bacteriana e anti-inflamatória. O açúcar no sangue vai subir um pouquinho, mas nada comparado com o açúcar refinado.

Quais os piores adoçantes 

1. Aspartame ou E951
É um dos adoçantes mais usados na industria alimentar: café, iogurtes light, refrigerantes light, bolachas. É necessário ler os ingredientes, por vezes aparece sobre a forma de E951. Quando vemos a venda iogurtes e bolachas sem açúcar, não quer isto dizer que sejam mais saudáveis, muito pelo contrário, pois o aspartame é tremendamente prejudicial a nossa saúde.
O seu consumo pode estar na origem ou agravamento de dores de cabeça, depressão alterações de humor, perda de memoria, tonturas , hiperactividade, alteração da visão, convulsões, insónia.


2. Sucralose ou E955
É um adoçante artificial, cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar e sem calorias. Este tipo de adoçante não é absorvido, criando uma alteração na flora intestinal e pH, levando ao aparecimento de problemas intestinais. É também causador de dores de cabeça, tonturas, reacções alérgicas, aumento de açúcar no sangue, aumento de peso (uma vez que aumenta o apetite) e é bastante tóxico para a tiróide, pele e estômago.Desta forma, não é de todo recomendado a quem tem problemas de tiroide.  Aqui podem encontrar mais informação acerca deste adoçante. Esta toxidade é visível quando o consumo é feito em grandes quantidades, mas se existem opções saudáveis e naturais não há necessidade de consumir algo que é prejudicial.

3. Agave e frutose 
A frutose existe cada vez mais a venda como substituto do açúcar normal. No entanto, o seu consumo pode ser responsável pelo aumento do colesterol. É necessário ter em atenção por exemplo as "compotas sem açúcar", onde é adicionado frutose.
O agave por sua vez é constituído por cerca de  70 a 90% de frutose, daí também não ser o mais recomendado.



3 comments:

  1. Recomendo a leitura deste post: http://www.fat-new-world.com/2011/01/sucralosesplenda-sera-segura.html

    Tal como o site dele indica, o Sérgio Veloso tem "Academic background: Degree in Cell Biology/ Master degree in Human Biology/ Post-graduation in Clinical Nutrition/NLP and coaching certified practitioner by ITA", e os artigos que ele escreve/escrevia no site são sempre muito "on point" e detalhados, por isso acredito que ele possa ter razão. :)

    ReplyDelete
  2. E o açúcar de côco? Tenho visto receitas em blogs e instagrams de comida saudável onde mencionam esse açúcar, assim como o óleo. Qual a tua opinião?

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)